Coragem é uma qualidade humana que está se tornando cada vez mais rara, é o que diferencia pessoas que desabam quando estão sob pressão e que não conseguem sair do sofá, daquelas que parecem ir além dos próprios limites. Coragem é a marca das pessoas que confrontadas com algumas escolhas aceitam o desafio, enquanto outras se encolhem.

Você se sente corajoso? Se a sua resposta a essa pergunta for sim, leia atentamente o texto a seguir. Se a resposta for não, leia com o dobro de atenção.

Quando falamos sobre coragem, também devemos falar sobre o medo. O que é afinal a coragem? Coragem é resistir ao medo, é dominá-lo, e não a ausência dele. Os corajosos aprendem ao longo da vida e das experiências a dominarem o medo.

De todas as inúmeras variedades do medo, o maior deles – e provável o mais perigoso -, é o medo do fracasso. A verdade nua e crua é que nos deparamos com questões ao longo do caminho que podem arruinar a nossa carreira, a nossa vida financeira, a nossa vida pessoal. E quando isso acontece, o medo se resume ao risco do fracasso. Quando desejamos muito alguma coisa, experimentamos o medo associado à possibilidade de não dar certo; de fracassar.

Este é um medo muito comum e muito forte. O medo do fracasso está diretamente ligado ao medo da rejeição, da desaprovação dos outros. Pare, reflita e sinceramente responda: você já deixou de realizar alguma coisa que era muito importante pra você por medo de fracassar?

Dominar o medo não significa acabar com ele. Somos humanos, e nesta condição é quase impossível exterminar completamente este sentimento. E nem é necessário tentar fazê-lo. O medo faz parte de você, goste disso ou não. O primeiro passo para conseguir dominar o medo é reconhecê-lo, sem procurar negar.
A coragem é muito mais importante do que imaginamos. Sem coragem tudo fica frágil. Nem sempre ela se expressa através de aventuras, expedições, escalando montanhas. A coragem pode estar em fazer no seu dia a dia pequenas inserções de hábitos que você anda procrastinando. Entrar para uma academia quando você está fora de forma exige coragem. Na sua carreira, lutar por um projeto que você acredita mesmo quando os outros não concordem com você é um ato de coragem. Começar do zero, fazer uma transição de carreira quando não se está mais feliz exige muita coragem!

Não existe fracasso, apenas resultado. As pessoas tem medo de tentar e falhar. Por causa disso, não realizam nem uma fração daquilo que seriam capazes. O desânimo faz parte do jogo, e quando isso acontecer você precisa demonstrar para você mesmo o máximo da sua coragem. Não se torne escravo dos seus medos, quem comanda seu corpo e a sua mente é você.

Assim como outras emoções, coragem e medo são hábitos. Adote algumas medidas na sua vida para superar o medo de fracassar. Entre em ação. Tome decisões. Seja ousado. A ação te dá o poder de mudar as circunstâncias. Persista. Tente algo diferente para obter resultados diferentes.
O fracasso é comportamental, é resultado da sua dedicação. Fracasso não é uma característica da personalidade. Entenda isso. O fato de você não ter chegado aonde queria não transforma você em um fracassado. Faça algo diferente. Olhe para os seus resultados como um aprendizado, uma oportunidade de crescimento. Só aprendemos quando cometemos erros.

Tenha coragem e otimismo para enfrentar as adversidades da sua vida. E lembre-se existem resultados e desculpas. Um dia você pode vir a enfrentar escolhas mais desafiadoras e que exigirão ainda mais coragem. De que lado você quer estar?

Coach faz pergunta, e de tarefa de casa, deixo essa pra você: O que você faria se soubesse que é impossível fracassar?

coragem-e-medo_14-11-16