A incerteza tira o sono, cria angústia, ataca o seu humor e gera muita ansiedade. Entretanto, são estes momentos incertos e que passam bem longe da nossa zona de conforto que geram aprendizados e novas oportunidades de se reinventar.

Eu sou coach, não tenho carteira assinada e, por isso, estou em constante trabalho de reinvenção, criação. Por estar fora de um ambiente de trabalho controlado, isso faz com que em alguns momentos eu sinta todos os sintomas mencionadas acima. Eu não sou diferente de você que está lendo este texto, afinal, somos humanos.

O exercício diário que eu faço é entender que este é um processo em construção e cheio de possibilidades. Ainda estou aprendendo a lidar com este cenário, talvez você também se encontre nele, e é por isso que eu decidi escrever sobre este assunto que atormenta a cabeça de muitas pessoas que decidiram trilhar o seu caminho fora dos padrões impostos.

O ano que se passou foi de muitas mudanças nos diversos cenários. Muitas empresas fecharam, muitos profissionais desempregados, e o ensinamento que fica aqui é de que precisamos aprender a lidar com o fato de que nada é totalmente certo. Certeza é algo que nos escapa, que aparentemente parece termos controle, mas é ilusão se apegar a isso, pois a desilusão pode ser muito maior e mais dolorosa.

A vida pode mudar num instante. Você recebe uma ligação e a vida que você conhecia e “dominava” se perde de repente. Isso aconteceu comigo há oito anos, em 2009, quando recebi uma ligação da minha mãe com a notícia de que ela estava com câncer no pulmão, com metástase no cérebro e fígado. Eu tinha 24 anos na época, filha única, foi o maior baque da minha vida até hoje. Aqui, falo da morte, que para mim é a única certeza de que temos, mas lidamos com ela como se isso nunca fosse acontecer, e deixamos a vida escorregar pelas mãos.

Nem sempre as incertezas são extremas, tem as pequenas e médias, mas que nos assustam, como o emprego instável, o dinheiro que não vai dar no mês, o relacionamento inseguro, a economia do país. A rotina embaça a nossa capacidade de enxergar. Queremos fugir de qualquer jeito de tudo que é incerto. Porém, se aprendemos a lidar com o incômodo dessa sensação, caminhos são abertos e ganhamos liberdade de escolha.

O que nos ensinam desde pequenos é que o certo é correr atrás da certeza, em vez de aceitar a natureza da vida, a sua incerta essência. Reconheça a instabilidade na sua vida, compreenda o novo, as janelas que estão se abrindo, reflita de forma mais cuidadosa sobre os seus valores e os seus comportamentos, cultive relações de generosidade com o outro.

As fórmulas antigas do mundo não funcionam mais. O belo está em seguir mesmo não conhecendo o fim da história, curtindo a sua jornada, as incertezas no caminho e tentando encontrar o seu propósito no cotidiano.

Feliz jornada em 2017!

seja-qual-for-o-seu-sonho-comece-ousadia-tem-genialidade-poder-e-magia-goethe-26